top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

O maior no reino



“Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no Reino dos Céus?” (Mateus 18:1)

As pessoas sempre têm um entendimento contrário aos ensinamentos do Senhor, prova tal que vemos muitos pregadores afirmarem que terão um lugar especial no céu. Mas o que não entendem é que a conquista no céu não é feita como se faz aqui, muito pelo contrário, é totalmente oposta à maneira como se deve conquistá-la. Mas a preocupação de ser o melhor, ter melhores lugares, ocupar lugares de destaque, ser reconhecido por todos é algo inerente ao ser humano. Vemos aqui que os discípulos de Jesus foram até Ele com o objetivo de saber não só como seria no céu como também almejando lugares de destaque. A humildade e a simplicidade não são praticadas, e por isso muitos estão perdendo grandiosíssimas oportunidades de vida. “E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.”(Marcos 10:37). Vimos que certa feita dois dos discípulos de Jesus vieram até Ele pedindo o privilégio de se sentarem à sua direita e à sua esquerda no Céu. E é claro que foi negado, pois, como Jesus respondeu a eles, isto compete a Deus Pai, e sabemos que não pelo querer, ou por lutar que se consegue tais posições. Mesmo porque sem simplicidade nada se consegue no Reino de Deus. Às vezes pedimos algo sem saber as consequências, como foi neste caso dos dois irmãos discípulos de Jesus. O Senhor disse que eles beberiam o cálice, mas não quer dizer que conseguiriam o pedido, e realmente assim aconteceu, um morreu degolado e o outro preso na ilha de Patmos. Aqui, para conseguirmos alguma coisa, devemos fazer por merecer, temos que mostrar a nossa capacidade, nossas qualidades. Mas no Reino devemos simplesmente amar o Senhor, não com palavras fingidas, mas com o coração, e quem o ama pratica os seus mandamentos, vive segundo os seus preceitos. Vive como Ele viveu, anda nos mesmos caminhos de simplicidade. Gostamos de falar que somos humildes, mas até essa declaração é arrogante, porque, se realmente somos humildes, não necessitamos de estar apregoando tal fato. Se realmente a humildade está em nós, ela é vista por todos sem termos necessidade de nos vangloriar de tal fato, e, a bem da verdade, a simplicidade nos impede de agir de tal maneira. A simplicidade é simples, é o oposto da soberba e do engano.

“E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,

E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no Reino dos Céus.”(Mateus 18:2-3). Temos que observar bem como Jesus respondeu a esses e vemos a comparação que Ele fez. Jesus trouxe para o meio uma criança e disse que, se não nos tornarmos como ela, não ocuparemos lugares de destaque, nem mesmo entraremos no Reino de Deus. Tornar-se como uma criança é ter inocência, simplicidade; assim como uma criança confia e depende dos pais, também nós devemos ser dependentes do nosso Pai. Assim como uma criança obedece aos seus pais e os atende mesmo se eles a mandarem fazer algo perigoso. Elas assim agem porque desconhecem o perigo, mas conhecem os pais e confiam neles. Portanto, é necessário nos convertermos por inteiro ao Senhor, confiarmos plenamente Nele, fazer a sua vontade. Não nos pautar por nossa inteligência ou sabedoria, mas pela Palavra, e fazer o que o Senhor diz para fazer. E jamais fazer o que Ele diz que não podemos fazer. Tornar-se como uma criança em dependência total do Pai, converter-se a Ele, viver segundo Ele, e não mais por nós mesmos. Não buscar glórias ou recompensas, mas simplesmente obedecer. Somos humildes quando obedecemos ao Senhor, independentemente do que as pessoas nos mandam ou orientam fazer. Aqui não se faz referência à salvação das crianças, e nem mesmo as compara a anjos, como muitos assim julgam, mesmo porque todos nós nascemos no pecado. Mas Jesus fala da simplicidade e confiança, da falta de maldade desses pequeninos. Jesus quer que nos tornemos como esses pequeninos, sem maldades. “Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no Reino dos Céus.” (Mateus 18:4). Aquele que se tornar, se igualar em simplicidade a uma criança é que é grande no Reino. Mas o que torna isso difícil é que sempre gostamos de nos vangloriar, dizendo que somos bons nesta ou naquela área, ou que somos pessoas bondosas que gostamos de ajudar. Que somos cristãos que vivemos em santidade, sempre nos exaltamos. Temos que aprender a simplesmente fazer o que o Senhor manda, e não nos preocuparmos em ser vistos por ninguém. A nossa avaliação tem que vir do Senhor e não de homens. Não precisamos que ninguém reconheça em nós alguma coisa, mas somente o Senhor.

“E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.” (Mateus 18:5). Quando nos tornamos em simplicidade como uma criança, e as pessoas que nos recebem nos apoiam nos socorrem, elas recebem e ajudam o próprio Senhor, pois é Ele que habita em nós. O Senhor não habita no luxo, nem na soberba, ou arrogância, mas na simplicidade dos seus. Quando estamos socorrendo uma pessoa simples, estamos dando-lhe atenção, recebendo-a, estamos fazendo isso para o próprio Senhor. Assim devemos tomar muito cuidado quando desprezamos alguém por causa das suas vestes, maneira de falar, ou de se comportar, porque podemos estar tratando mal, ofendendo diretamente o Senhor. Portanto, sabemos que, para conseguirmos destaque, é necessário viver, praticar a humildade, não a aparente, mas a verdadeira, ser como uma criança. “Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.” (Mateus 18:6). Quando escandalizamos, quando tratamos mal, ofendemos, damos mal testemunhos, criticamos um desses que se tornou como criança, um inocente do Senhor, seria melhor que tivéssemos morrido antes para não termos feito algo assim, uma vez que o nosso castigo será terrível. Quando criticamos a maneira simples e humilde de um filho de Deus se portar, quando pela nossa arrogância achamos que devemos ser superiores, estamos simplesmente buscando a morte. Quando achamos que somos mais espertos porque agimos com inteligência, com maldade, estamos sendo, na verdade, preteridos, e caminhando para a destruição. Jamais podemos ir contra os humildes, os pequeninos do Senhor. Para sermos grandes, temos que ser pequenos, temos que confiar inteiramente no Senhor, pois Ele é quem cuida de nós. Nossos pais carnais cuidam de nós quando crianças, mas o maior Pai cuida de nós a vida toda, e os seus cuidados superam em muito o dos nossos pais carnais. Basta o amarmos e Lhe obedecermos, e seremos felizes e vitoriosos. “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”(Mateus 18:7). Sabemos que os escândalos, os maus exemplos, os falsos, estão em toda parte, mas esses que são falsos prestarão contas ao Senhor. Todos os que se prestam a criticar, a ser impedimento, empecilhos na vida dos verdadeiros cristãos dos pequeninos do Senhor prestarão contas a Ele. Se queremos ser alguém, sejamos simplesmente amantes da Palavra de Deus, sejamos praticantes, sejamos simples. “Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.” (Mateus 18:8-9).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


Se você está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas ou em processo de separação, divórcio, traído(a) e/ou abandonado(a) entre em contato conosco.

O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, interseção, orientação e auxilio espiritual.

Acesse o nosso site www.atalaiadedeus.com.br e conheça mais sobre o ministério que o Senhor nosso Deus tem nós confiados – Temos como objetivo levar a Palavra de Deus e trabalhamos voluntariamente com assistência as famílias na restauração de casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação.

Temos buscado obedecer ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração.


51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page