top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

O Ajudador



“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.” (João 14:15-16).

Jesus começa explicando o que é o amor declarado a Ele, porque as pessoas fazem muita confusão ao afirmarem que o amam, mas não vivem a sua Palavra. Então Ele afirma que, se o amam, então que guardem os seus mandamentos, a sua Palavra, vivam o seu Evangelho, porque o Senhor prometeu e deu a todos os que o amam, ou seja, aos que vivem a sua Palavra o Ajudador, o Espírito Santo. Assim sabemos que quem tem o Espírito Santo são somente os que vivem em conformidade com o seu Evangelho, somente os obedientes. Muitos pensam que podem ser salvos, agradar a Deus, ter o Espírito de Deus, se orarem muito, ou se cantarem muito, louvarem, se subirem a montes, ou se frequentarem diariamente uma congregação, se ofertarem, se participarem de campanhas, se lerem a Bíblia diariamente, se decorarem versículos bíblicos, se fizerem caridade. Mas nada disso resolve, nada disso nos conduzirá a Cristo, nada disso fará com que tenhamos o Espírito de Deus se não estivermos vivendo em estreita obediência a Ele. Nós não devemos fazer ou oferecer sacrifício algum ao Senhor, porque Ele não quer e não nos pediu ou pede qualquer sacrifício, o que deseja é tão somente a obediência, pois assim demonstramos que o amamos. Por isso se faz necessário lermos sempre e meditarmos em sua Palavra para conhecermos a sua vontade e então a colocarmos em prática. “A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque Ele habita convosco, e estará em vós.” (João 14:17). O Espírito da Verdade é o Espírito Santo, o Espírito de Deus, que a maioria das pessoas religiosas gostam de afirmar que o tem, mas na verdade estão no engano, estão na mentira, porque quem vive no pecado não tem e nem o conhece pelo simples fato de estar no mundo. Todos os que vivem em desobediência ao Senhor, que se rebelam contra a Palavra de Deus estão no mundo, que já está morto no diabo; não vão estar mortos, já estão, portanto, é impossível ter comunhão com a Vida, com Jesus. Todas as pessoas que amam o mundo e o que ele oferece não têm o Espírito Santo. Quem mesmo morando dentro de congregações, denominações, ou até mesmo estando nos púlpitos, se não estiver em total obediência a Ele, com certeza não tem o seu Espírito.

“Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque Eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. (João 14:18-20). Jesus, antes de morrer – porque não podemos esquecer que Ele morreu, mesmo porque, para ressuscitar, é necessário estar morto, digo isto porque existem religiões e pessoas que fazem crer que Ele simplesmente passou por uma espécie de transição, mas o fato é que Jesus morreu e ressuscitou – então, antes de Ele ser preso, crucificado e morrer na cruz do calvário, Ele disse que ainda ficaria um pouco, mas que depois morreria, iria embora, e o mundo não mais o veria. Mas os seus discípulos, os seus seguidores, os que o amam e demonstram isso com obediência o veriam, porque Ele vive em todos os que lhe são obedientes. Assim o mundo, as pessoas que estão no mundo, que são carnais, não o veem mais, não o conhecem, e simplesmente falam Dele como sendo algo abstrato, uma lenda, e nada sabem a seu respeito. Exatamente por conhecê-lo, sabemos que Ele está vivo e vive no Pai e também em nós, e nós Nele, por tal motivo, as coisas do mundo já não nos atraem mais. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Perguntou-lhe Judas (não o Iscariotes): O que houve, Senhor, que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha Palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.” (João 14:21-23). Vemos a Promessa do Senhor, e também Ele deixa claro que mora em todos os que vivem em obediência a Ele, portanto, os obedientes têm Deus e têm Jesus, mas quem não lhe obedece não tem nem um e nem o outro. A única solução para vivermos com o Senhor é abandonar o mundo e viver em Cristo. Obediência é tudo. “Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; ora, a Palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.” (João 14:24).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page