top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Explicando



“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (Efésios :1)

O apóstolo Paulo inicia essa carta se identificando, dizendo quem é e o que faz, e a mando de quem, além de a quem essa carta é dirigida. Paulo era um apóstolo de Jesus Cristo, porque o Senhor Jesus apareceu para ele quando estava indo para Damasco e o convocou. Apóstolos são somente os que são chamados diretamente pelo Senhor, por tal motivo não existem mais apóstolos. Paulo foi o último que o Senhor Jesus chamou em substituição a Judas Iscariotes que tinha suicidado. Os primeiros doze apóstolos Jesus os tinha convocado pessoalmente ainda quando estava na carne, e Paulo, Ele o chamou depois de ressurreto, e o Senhor não chama, Ele simplesmente dá uma ordem. Hoje os que há pelo mundo que se autodenominam apóstolos são falsos, não são reais, pois não foram chamados por Cristo. Então, após se identificar, Paulo explica que essa carta é para todos os irmãos em Cristo, os crentes, a igreja, os fiéis em Cristo em Éfeso. Logo em seguida, cumprimenta todos com a saudação cristã que Jesus nos ensinou; “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo.” (Efésios 1:2) Inicia exaltando o Senhor nosso Deus, que é Pai do Nosso Senhor Jesus Cristo e que já nos abençoou a todos com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Temos que entender primeiro que bênção, e todas as bênçãos, só vêm do Senhor, porque maldição vem do diabo e do ser humano, apesar de nós mesmos não sabermos exatamente o que é bênção para nós e o que não é, exatamente por não compreendermos o que vai acontecer em seguida. O que pode parecer bênção para nós agora amanhã pode se virar em maldição, mas as bênçãos verdadeiras o Senhor já preparou para todos nós nos lugares Celestiais, e se nós ainda não as recebemos, é porque vivemos em desobediência e por não ser ainda o tempo. Muitos jamais receberão as bênçãos que o Senhor já preparou para eles porque são desobedientes e teimam em viver segundo os preceitos mundanos, e, portanto, jamais receberão, conhecerão o que o Senhor tem preparado para aqueles que o amam, os que vivem segundo a sua vontade.

“Como também nos elegeu Nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante Dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para o louvor da Glória da sua Graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.” (Efésios 1:4-6). Assim como o Senhor já nos abençoou antecipadamente, como já separou as nossas bênçãos, também Ele, já de antemão, preparou o Caminho para andarmos, já deixou clara a maneira como deveríamos andar e viver enquanto estivermos aqui. Antes de Ele criar o mundo, Ele já tinha determinado como seríamos e como deveríamos viver, viver em santidade, mas como somos carnais e vivemos preocupados em satisfazer as nossas vontades, então não recebemos as bênçãos que Ele tem preparado para nós, e vivemos debaixo de sofrimento e lutas, exatamente por vivermos de maneira oposta ao que Ele determinou. Fomos predestinados para sermos filhos Dele, através de Jesus, mas, como não temos valorizado esse ato, porque nos vendemos para o mundo, jamais alcançamos as bênçãos que o Senhor tem preparado para nós. “Em quem temos a redenção pelo seu Sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua Graça, que Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência.” (Efésios 1:7-8). Deus, cumprindo a sua Palavra, enviou o seu Filho amado para sofrer em nosso lugar, para morrer em nosso lugar, para rasgar a cédula que era contra nós, para que assim pudéssemos viver livres do pecado e então receber as bênçãos que Senhor tem preparado para nós. Mas a nossa teimosia tem nos afastado das bênçãos, tem nos afastado do Senhor, tem nos conduzido para o sofrimento e morte eterna. Já passou da hora de abrirmos os nossos olhos e voltarmos ao Senhor e desfrutarmos de tudo o que Ele tem para nós. “Fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que Nele propôs para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.” (Efésios 1:9-10).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,.

Pr. Henrique Lino


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page