top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

ESCOLHA PELO ESPÍRITO



“Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.” (Atos 1:12-13)

 Os discípulos obedeciam a uma ordem direta do Senhor de quando estava com eles, e agora ressurreto confirmou a mesma determinação. Assim, eles voltaram para Jerusalém para ficar aguardando o Consolador prometido pelo Senhor. A Bíblia, o Evangelho nos mostra que a desobediência é o condutor da morte, e a obediência é a chave da vitória, é o condutor da vida. Todas as desobediências cometidas têm seu preço, e não há como fugir. Portanto, sejamos sábios e sempre busquemos obedecer ao Senhor, porque só conseguiremos vitória se o ouvirmos, se obedecermos a Ele. E obediência ao Senhor é obedecer a sua Palavra, é praticar o Evangelho de Jesus Cristo. Temos que ser cristãos adultos e não ficarmos tentando praticar tudo o que a Bíblia nos fala, porque não temos e nem conseguimos cumprir a lei que se encontra expressa no Antigo Testamento. Mas temos que cumprir o Novo Testamento, a Nova aliança feita no Sangue de Jesus, porque a lei se cumpriu Nele. Jesus tinha mandado que os seus discípulos fossem para Jerusalém e aguardassem a vinda do Consolador, e disse que os encontraria lá. Os discípulos para lá foram. Mesmo sabendo que Jesus tinha sido crucificado e morrido, obedeceram a sua ordem. Temos que aprender a não olhar as circunstâncias, e sim olhar para a Palavra, e simplesmente obedecer. “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.” (Atos 1:14). Reunidos onde habitavam Pedro e outros discípulos, perseveravam em orações. Reuniram-se a eles algumas mulheres e várias outras pessoas que criam no Senhor, e todos oravam constantemente. Novamente vemos a obediência e a perseverança, porque eles estavam fazendo exatamente aquilo que o Senhor lhes havia determinado. Nós, muitas vezes, queremos algo e sabemos que o que pedimos está de acordo com a Palavra, e não o conseguimos porque não perseveramos, cansamos rapidamente e somos ansiosos.

 “E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse: Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.”(Atos 1:15-17). Pedro se levanta no meio dos irmãos – e olha que estamos falando de todos os que estavam ali buscando o Senhor, obedecendo a seus preceitos. Vemos que a Palavra nos fala que eram quase cento e vinte pessoas reunidas. Mas o que nos chama a atenção é que eles não estavam ali reunidos orando pedindo bênçãos, ou qualquer outra coisa, eles estavam orando em obediência e à espera do Senhor. Atualmente o povo só se reúne para orar a fim de pedir bênção, pedir alguma coisa ao Senhor em benefício próprio. Pedro se levanta e fala da Bíblia, fala das Escrituras, e mostra que até a morte e ressurreição de Jesus estava tudo previsto, inclusive aquele que o traiu, ou seja, a traição também estava prevista. Davi, em seus salmos, já tinha falado há centenas de anos sobre o traidor, sobre Judas Iscariotes. A Bíblia já tinha mostrado que quem trairia Jesus seria um dos seus, seria um dos que andavam com Ele, como de fato aconteceu. Também tinha dito que outro deveria ocupar o lugar desse que traiu Jesus, porque desde o início o Senhor tinha escolhido doze para serem os seus apóstolos. O número doze é simplesmente simbólico, porque representava as doze tribos de Israel. “Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue. Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e: Tome outro o seu bispado.” (Atos 1:18-20). Tudo o que aconteceu a Jesus desde o seu nascimento até o momento em que foi recebido no Céu estava revelado. Assim como tudo o que aconteceria ao traidor de Jesus, o dinheiro que ganhou com sua traição serviu-lhe somente para comprar um túmulo no cemitério. Mas também tinha sido revelado que outro deveria tomar o seu lugar no meio dos apóstolos.

 “É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.” (Atos 1:21-22). Pedro está agora dizendo que devem colocar em prática as ordens do Senhor e escolher alguém que venha substituir Judas Iscariotes. Mas a pessoa que deverá substituí-lo tem que ser alguém que andou, acompanhou o Ministério terreno de Jesus desde o dia em que Ele foi batizado por João Batista, porque o Ministério de Jesus somente se iniciou quando Ele tinha aproximadamente trinta anos, e após ter sido batizado no rio Jordão por João Batista. Portanto, a pessoa, para ocupar o lugar vago, tinha que ser uma que tivesse acompanhado, andado com eles durante aqueles três anos, do batismo de João Batista até o dia em que o Senhor foi sepultado. Era necessário que a pessoa fosse uma testemunha ocular de tudo o que aconteceu, do nascimento à ressurreição. Temos que aprender com isso que, para liderar a igreja de Cristo, é necessário que a pessoa conheça a Palavra de Deus, seja testemunha do seu Poder. É preciso saber quem é o Senhor, o que Ele fez e faz, e não somente falar por emoção e repetir testemunhos dos outros, é preciso que tenha experiência pessoal com o Senhor. É necessário que tenha andado com o Senhor, porque somos da verdade e só podemos falar do que conhecemos, do que vimos. “E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.” (Atos 1:23). Devo chamar atenção para o fato de que esse homem que foi citado para ser um discípulo, um apóstolo do Senhor, para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, é citado somente aqui, e depois não o vemos mais em toda a Bíblia. Mas o fato é que o Senhor deseja somente que sejamos obedientes e que cumpramos a sua Palavra, mesmo porque não compreendemos os seus propósitos. Vemos que a escolha não foi de maneira humana, mas através de oração ao Senhor, porque, na verdade, quem escolheu foi o Senhor, como veremos agora, principalmente porque, quando fazemos escolhas com base em sentimentos e lógica humana, geralmente dá errado. Sabemos que o Senhor não vê o homem como nós o vemos, temos exemplo quando o Senhor escolheu Davi. Esse discípulo, esse apóstolo não foi visto ou citado antes e nem será depois, foi somente aqui, mas Ele cumpriu o propósito determinado por Deus. “E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.” (Atos 1:24-26) 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page