top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

Entendes o que estás lendo?



“Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto. E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías. Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo?” (atos 8:26-30)

 

              Veja que o Senhor às vezes nos envia para pregar, testemunhar o seu Evangelho para uma pessoa somente.  Nós, com o nosso raciocínio limitado, nossa lógica humana, achamos que devemos pregar para várias pessoas, pregar para multidões, mas temos que compreender que a maneira de o Senhor agir é diferente da nossa. O Senhor mandou Filipe ir ao encontro de uma pessoa somente, e nós veremos o resultado dessa pregação individual. Da mesma maneira, o Espírito Santo impediu Paulo de pregar na Ásia, e ele foi enviado a pregar para uma vendedora de Tiatira e sua família, e depois para um carcereiro também com os seus familiares. Temos que procurar entender bem o ministério da pregação, pois não podemos fazer a nossa vontade, e sim a do Senhor, portanto, pregamos e testemunhamos onde Ele nos mandar para as pessoas que Ele indicar. Filipe foi conduzido para pregar para uma só pessoa, um oficial (mordomo) da rainha da Etiópia, mas esse era o propósito do Senhor, e creia: vamos entender que deu muitos frutos e muito mais se ele tivesse pregado para multidões. Esse alto oficial da rainha da Etiópia estava já preparado para receber a Palavra da Salvação, pois temos que compreender que quem nos prepara para receber o Evangelho é o Senhor. Por esse motivo, sou contrário a pessoas, igrejas denominacionais, que, para aparecerem, para dizerem que estão fazendo trabalho de evangelismos, criam bandas gospel para pregar no carnaval, ou nas zonas de meretrício, porque as pessoas que li estão naquele momento não estão preparadas e não estão buscando o Evangelho, estão buscando satisfazer os desejos da carne, e qualquer trabalho nosso será puramente humano.

         “Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra. Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.” (Atos 8:31-35) Vemos que Filipe encontra o oficial pronto, preparado inclusive, já lendo a Bíblia, pois estava lendo o livro do profeta Isaías, uma vez que até aquela época não existia, não tinha sido escrito o Novo Testamento. Vemos que esse oficial não estava em bebedeiras, em farras ou orgias, apesar de não conhecer Jesus, de não entender com clareza o que ele estava lendo, ele mesmo assim buscava ajuda, compreensão. Mas quando Filipe lhe pergunta o que lê, ele diz que não entende porque ninguém lhe explica, e pede ajuda. Então Filipe senta ao seu lado na carruagem e lhe revela, mostra, apresenta Jesus a esse oficial que não o conhecia. Vemos que esse homem tinha muita fome de Jesus, logo, ouve com toda atenção e faz questionamentos, com isso vem o entendimento, e ele sente desejo de ser batizado e expressa isso. Não vemos Filipe oferecendo o batismo, e sim esse oficial pedindo, questionando o porquê de ele não poder ser batizado se ali tinha água. Foi atendido, e Filipe não deu curso de batismo, simplesmente o conduziu às águas e o batizou, e logo o Senhor já o enviou para outro lugar. Graças a essa ação, a Palavra de Deus chegou à Etiópia, e hoje são vários os cristãos naquele país. Portanto, sempre que o Senhor nos enviar uma pessoa que seja, devemos pregar, ensinar o Evangelho, pois Ele dará muitos frutos. “E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.  Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.” (Atos 8:36-40).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page