top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

COMBATENDO A IDOLATRIA



“E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.” (Atos 17:16-17)

   Paulo, chegando a Atenas e vendo o povo entregue a uma tamanha idolatria, não se conteve e começou a pregar o Evangelho de Jesus Cristo. Isto ele fazia na sinagoga, ou seja, no templo, com os judeus e com todos os religiosos. Paulo pregava na rua, nas praças, onde houvesse alguém que poderia ouvi-lo. Se observarmos com carinho, esse pregador buscava os idólatras, ou os que não conheciam o Evangelho. Se agíssemos como esse pregador, com certeza teríamos muito mais pessoas convertidas e salvas. Se, sempre que encontrássemos uma pessoa idólatra, nós falássemos de Jesus, mostrássemos que a idolatria é errado, é pecado, se apresentássemos o nosso Deus, se falássemos de Cristo na rua, no trabalho, nas praças, no ônibus, metrô, vans, se sempre estivéssemos apresentando o Senhor, com certeza teríamos um país diferente. Mas nos contentamos em ficar no conforto dos nossos templos, nas nossas igrejas e pregar somente para quem nos procura, e assim mesmo pregações de consolo, e não a condenação da idolatria e das mentiras. “E alguns dos filósofos epicureus e estoicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.” (Atos 17:18). Os filósofos da época e os entendidos criticaram Paulo e a sua pregação. Vemos que eles achavam que ele estava pregando deuses estranhos, mas o fato é que o objetivo foi alcançado, porque eles prenderam sua atenção no discurso do pregador. Paulo foi bem-sucedido em suas missões porque era destemido, porque não tinha medo de pregar onde quer que fosse e não se preocupava com a reação das pessoas. Foi muito perseguido, espancado, preso, mas levou milhares e milhares de pessoas ao Senhor, e através das suas pregações continua levando até hoje. Temos que aprender com Paulo, temos que ser pregadores do Evangelho, porque temos oportunidade de divulgar a Palavra de Deus o tempo todo. Basta querermos, e não buscar conforto, luxo ou plateias preparadas para isso, mas irmos à busca das ovelhas perdidas.

   “E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?

Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos pois saber o que vem a ser isto (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).”(Atos17:19-21). Quando ensinamos a Verdade única, quando mostramos pela Palavra, provamos que a idolatria é pecado, e que somente existe um, que é Deus, e que o resto é engano, as pessoas ficam curiosas e querem saber mais, assim com ficaram com Paulo e o levaram ao local apropriado, ao concílio para que ele explicasse melhor. As pessoas são naturalmente curiosas e vivem no engano por não conhecerem a verdade, e não a conhecem porque não têm quem mostre, revele a verdade a elas. Quando mostramos a verdade, explicamos as Escrituras, podem não aceitar bem na hora, mas a Boa semente foi plantada e depois vai nascer e produzir frutos. Por isto temos que conhecer a Palavra de Deus, sabendo que a Bíblia é o nosso manual de defesa da nossa fé, assim temos que conhecê-la para podermos responder a quem nos questionar. Temos que ter as respostas para poder calar os que querem contender ou desvirtuar a Palavra. “E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos.” (Atos17:22). Assim como Paulo lhes disse que eram supersticiosos, a maioria da nossa geração o é. Pessoas estão presas a crenças e tradições antigas por não conhecerem a verdade. As pessoas adoram santos, santas, padroeiros e amuletos e outras coisas por pensarem que são alguma coisa. Não é por maldade, ou por uma intenção deliberada de confrontar ou ir contra o Senhor. Muito pelo contrário, prova tal que sempre associam Deus a imagens e ídolos deles. Mas, quando descobrem que não existe essa associação, que não existe comunhão entre Deus e ídolos, quando mostramos isso, provamos na Palavra, elas reconhecem os seus erros e se rendem ao Senhor. Muitos estão no engano por falta de pregadores legítimos, por falta de pessoas que possam ensinar de maneira clara, sem utilizar quaisquer meios escusos, ou sem segundas intenções. As pessoas têm sede de conhecer a Verdade, de conhecer Jesus, e O buscam, mas, por não conhecerem a maneira certa de O buscar, acabam caindo no engano e nas ciladas do nosso adversário.

   “Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.” (Atos 17:23). Observemos que estes aqui fizeram um monumento ao Deus desconhecido, e não o conheciam porque ninguém o tinha apresentado. Mas agora esse abnegado pregador veio trazer luz ao entendimento deles. Veremos mais à frente que nem todos aceitaram a Palavra, a explicação, o ensino de Paulo, o fato foi que a Boa semente foi plantada e produziu. As pessoas adoram muitas coisas por não conhecerem o Senhor e a sua vontade, mas, quando as anunciamos, elas então se convertem, mesmo que não seja na hora. As palavras ficam gravadas e elas sempre vão lembrá-las, e vão procurar conhecer, pesquisar mais, e por aí vem a conversão. As pessoas só adoram Maria, ou Aparecida, ou qualquer padroeiro porque não sabem que Deus não aceita ou permite tal coisa, na verdade elas acham que estão fazendo o que é certo. As pessoas adoram Maria por acharem que, por ela ter sido a mãe de Jesus, pode fazer alguma coisa, e que Cristo gostaria e aprovaria tal atitude. “O Deus que fez o mundo e tudo que Nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.” (Atos 17:24-25). As pessoas, por desconhecerem a essência do nosso Deus, do Criador, pensam que podem fazer qualquer coisa para Ele, esquecendo que Ele é o Criador de tudo. Portanto, o Senhor não vive, mora, reside em nenhum local, neste ou naquele templo; o templo Dele somos nós. Ele é o Criador e tudo fez, nos fez para sermos perfeitos Nele, prova tal que nos fez imagem e semelhança Dele. E nada temos para dar a Ele, uma vez que tudo é Dele. “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós.”(Atos 17:26-27). Deus nos fez a partir de um que foi Adão, e assim povoou o mundo com o objetivo de sermos legítimos adoradores Dele e não de outras coisas. Fomos criados para vivermos em santidade, e em plena comunhão e dependência Dele. Ele está ao alcance de todos. Muitos não o encontram porque faltam pessoas para ensinar o caminho, mas, quando não cumprimos com a nossa obrigação, depois prestaremos conta da nossa inércia e preguiça. “Porque Nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” (Atos 17:28-31).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page