top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

CASAMENTO UM PROJETO DE DEUS



Jesus disse: “Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe” (Mateus 19:6)

Por meio das suas palavras, Jesus expõe a doutrina fundamental da fé cristã referente ao divórcio. Suas palavras eram uma resposta aos líderes das comunidades e à sua pergunta sobre o divórcio, “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?” (Mateus 19:3). Os líderes desejavam ensinar que o divórcio por qualquer motivo era aceitável. Em resposta, Jesus primeiramente chamou a atenção deles para o elo inquebrável do casamento que Deus estabeleceu no início em Gênesis 1:27; 2:23,24, e concluiu, “Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe” (Mateus 19:6). Jesus proíbe o divórcio.

Os líderes das comunidades não queriam ouvir essa doutrina, tal como a igreja de hoje freqüentemente não quer ouvir ou entender. A partir da sua própria luxúria pecaminosa e coração endurecido, eles queriam estar aptos a divorciar e justificar esse ato. Os líderes inquiriram Jesus, “Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?” (Mateus 19:7). Os líderes voltaram-se ao livro de Deuteronômio, 24:1-4, que concedeu uma lei regulando o divórcio e particularmente proibindo a retomada de uma esposa divorciada e recasada, por conta da impureza do divórcio e do recasamento. Não entendendo os princípios espirituais da lei de Deus, eles teriam pervertido a Sua lei para justificar o divórcio, como se Deus aprovasse esse ato.

Jesus expõe a incredulidade deles. Ele lhes respondeu “Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio” (Mateus 19:8). Deus, que fez o casamento no início, não sancionou o seu pecado do divórcio. Divórcio é uma evidência da depravação e da dureza de coração do homem no pecado. Era assim entre os perversos em Israel. É uma evidência da mesma incredulidade endurecida não apenas no mundo, mas também na igreja de hoje. A lei, seja de Moisés ou do governo de hoje, não pode mudar um coração endurecido. Essa lei pode apenas “sustentar”, isto é, controlar, regular ou reprimir exteriormente os pecados que o homem comete. Somente a graça salvadora muda esse coração endurecido.

O divórcio que conduz ao recasamento é uma forma de adultério. Jesus disse “Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério” (Lucas 16:18). O divórcio em si faz com que a esposa seja tentada a cometer adultério pelo recasamento (Mateus 5:32).

Mas não há exceção? Jesus expôs apenas uma exceção na Sua condenação ao divórcio. Ele disse “que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual [Nota da NVI. Do grego pornéia, termo genérico que se refere a práticas sexuais ilícitas] faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada cometendo adultério” (Mateus 5:32; 19:9). Porque a doutrina dos apóstolos continua nessa verdade, nós lemos “Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: Que a esposa não se separe do seu marido. Mas, se o fizer, que permaneça sem se casar ou, então, reconcilie-se com o seu marido. E o marido não se divorcie da sua mulher” (1 Coríntios 7:10,11 

“Relações ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério” (Lucas 16:18, RA)

Pelas suas palavras, Jesus expressa que o recasamento entre pessoas divorciadas é adultério. É adultério porque o casamento é um laço permanente, perpétuo, rompido apenas pela morte. O único caso em que a Palavra de Deus permite o recasamento é quando o cônjuge morre (Mateus 19:6; Romanos 7:1-3). Em todas as passagens em que fala sobre essa questão, Jesus se refere ao recasamento de pessoas divorciadas como sendo “adultério”.

Assim, divórcio é pecado. Jesus faz apenas uma exceção, “não sendo por causa de relações sexuais ilícitas” (Mateus 19:9). Note que ao dar essa permissão Jesus está dando a única justificativa para o divórcio e não um fundamento para o recasamento. O texto não diz: “Quem repudiar sua mulher… e casar com outra… não sendo por causa de relações sexuais ilícitas”. Mesmo em tal caso, Jesus não estaria permitindo o recasamento. Acerca do recasamento, ele diz: “… e casar com outra mulher comete adultério” (Mateus 19:9). E com relação à esposa, seja culpada ou vítima inocente, ele diz: “… e o que casar com a repudiada comete adultério” (Lucas 16:18).

Portanto, Jesus deixa claro que o divórcio não dissolve o casamento original. Logo, o recasamento é sempre chamado de “adultério”. Além disso, as palavras de Jesus deixam claro que não é simplesmente o ato de recasar que é adultério, mas que a relação do recasamento em si é um estado de adultério, um constante caminhar no pecado. Pecado e divórcio podem separar pessoas casadas. Eles não dão a ambas as pessoas o direito de casaram novamente com outras pessoas.

A doutrina dos apóstolos não é diferente. Nós lemos “Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher” (1 Coríntios 7:10-11). No contexto em que o apóstolo fala daqueles que nunca casaram, ou que são virgens, ele diz “mas, se te casares, com isto não pecas” (1 Coríntios 7:28). Mas ele também diz, a fim de que não haja nenhuma confusão: “Estás casado? Não procures separar-te. Estás livre de mulher? Não procures casamento” (1 Coríntios 7:27).1 A exortação àquele que está divorciado é que permaneça solteiro ou que procure reconciliação com a sua esposa.

Casamento é um privilégio, uma boa dádiva de Deus. O homem, pelos seus pecados, corrompe o casamento a tal ponto que é possível encontrar alguém numa situação em que Deus retirou o privilégio de se casar. Deus chama alguns para serem eunucos “por causa do Reino dos Céus” (Mateus 19:12).

isto é, que recasar é proibido e é um adultério.

Você crê neste Jesus? E a sua igreja? O seu casamento reflete isso? Leiam e pratiquem a Biblia. Que Deus abençoe. Um abraço

a na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page