top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

ANDAR COM JESUS PORÉM, SEM VÊ-LO



“E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.” (Lucas 24:13-14)

 Jesus tinha sido preso, crucificado, tinha morrido e já tinha ressuscitado, apesar de que poucos acreditavam em sua ressurreição, nem mesmo os discípulos. Algumas mulheres tinham ido ao sepulcro e o encontrado vazio, e o próprio Senhor apareceu para elas, e a mando do Senhor elas avisaram Pedro e os discípulos, mas mesmo assim eles não creram. Agora outros dois discípulos estavam indo para uma aldeia próxima e iam falando sobre tudo o que tinha acontecido nos últimos dias em Jerusalém. Falavam de Jesus, da sua vida, prisão e morte, falavam da sua promessa, e, ao mesmo tempo, o engrandeciam como profeta de Deus, mas se sentiam decepcionados, porque Ele tinha morrido. E como não tinham tido o entendimento completo, achavam que o Messias não morreria, ou que ressuscitaria à vista de todos, que seria tipo um espetáculo, um show, e nada disso aconteceu. Tinham ouvido o que as mulheres disseram, afirmando que Ele tinha ressuscitado e aparecido para elas, mas eles mesmos não acreditavam. “E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.”(Lucas 24:15-16). Enquanto caminhavam, o próprio Senhor Jesus se junta a eles e entra no assunto, e prosseguem falando de Jesus sem perceber, reconhecer que o próprio Jesus estava com eles. Isso acontece sempre conosco, muitas vezes clamamos ao Senhor por uma resposta, queremos fazer algo ou uma solução e clamamos a Deus por respostas. E Jesus nos fala, nos mostra o caminho que devemos tomar, mas os nossos olhos estão fechados e não temos conhecimento. Por querermos a resposta que nos é conveniente, ou segundo a nossa lógica e desejo do nosso coração, não enxergamos, não ouvimos o que o Senhor nos fala. Jesus está ao nosso lado afirmando que são normais os acontecimentos, e que Ele está Vivo, e em nós, mas a cegueira espiritual não nos permite vê-lo. Jesus se apresenta a nós, mas nós não o reconhecemos.

  “E Ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?” (Lucas 24:17).  Jesus pergunta aos discípulos qual é o assunto sobre o que eles estão falando. Pergunta ainda o porquê da tristeza deles, o que aconteceu para que ficassem assim. O Senhor sempre nos questiona o porquê da nossa tristeza, da nossa angústia, do nosso desânimo, porque Ele nos disse que no mundo teríamos aflições, mas também disse que venceríamos Nele. Jesus não está caminhando, ou falando com estranhos, mas com os seus discípulos, com os que dizem amá-lo e obedecer-lhe. Não vemos a realidade da sua Palavra, do seu Evangelho, e preferimos acreditar em lendas, em supostas promessas que Ele não fez. “E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?” (Lucas 24:18). Os discípulos questionam se Jesus era somente um peregrino que estava de passagem por Jerusalém e não tinha visto ou ouvido nada do que tinha acontecido recentemente. Às vezes, quando o Senhor nos responde, e por não gostarmos ou não concordarmos com a resposta, questionamos e afirmamos que não foi o Senhor quem nos respondeu, que aquela não seria uma resposta do Senhor, falamos até que é engano, que são armadilhas do diabo. Falamos por não conhecermos a Bíblia, o Evangelho, e procurarmos sempre fazer a vontade da nossa carne. Mas Jesus nos pergunta e nos faz falar, nos faz explicar o porquê de não crermos Nele. “E Ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse Ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que Ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a Ele não o viram.” (Lucas 24:19-24). Então esses discípulos contam, relatam o que aconteceu, falam do Senhor para o próprio Senhor, mas não crendo que Ele era Jesus, o Messias, o Salvador, não creram que Ele tinha ressuscitado e não o viam agora com eles.

 “E Ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua Glória?” (Lucas 24:25-26). Agora o Senhor chama atenção deles, porque eles não creram nas Escrituras, no que os profetas tinham falado sobre a vinda do Messias e como seria, porque a maioria dos profetas, Moisés, Ezequiel, Isaías, Jeremias e vários outros relataram como seria a vinda, a vida e a morte do Senhor. E aconteceu exatamente como eles descreveram, e, portanto, a ressurreição com certeza seria igual. As Escrituras falavam que Ele iria sofrer até a morte, e então não aconteceu nada fora do normal das Escrituras, do previsto. Os discípulos não entendiam o porquê de Jesus ter sofrido e se deixado morrer na Cruz, assim como muitos não entendem e também não querem aceitar as lutas e sofrimentos que nos advêm. Da mesma maneira que o Senhor falou com esses discípulos, fala conosco, nos chama de néscios, de tardos de coração, ou seja, que demoramos a entender a compreender a sua Palavra o seu Evangelho. “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que Dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e Ele fez como quem ia para mais longe.” (Lucas 24:27-28). Jesus falou com eles sobre as Escrituras, sobre o que os profetas falaram a seu respeito, o Senhor pregou para eles, mostrando que eles simplesmente estavam cegos. Jesus o tempo todo está nos falando que é necessário passarmos por lutas, porque estamos ainda no mundo, e esse mundo jaz no maligno. Ele nos fala que não podemos ficar cobrando, exigindo o que Ele não falou, porque Ele não prometeu ausência de sofrimentos ou lutas, ao contrário. O Senhor disse aos seus discípulos que no mundo haveria lutas. “E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.” (Lucas 24:29). Os discípulos o convidaram para ficar com eles, para pernoitar em sua casa, porque viram que já era tarde. Mas, mesmo o convidando para a casa deles, não sabiam quem Ele era. Muitos falam que amam o Senhor e o convidam para entrar nas suas casas, nas suas vidas, em seus corações, mas ainda não sabem exatamente quem Ele é. “E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e Ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão. E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.” (Lucas 24:30-36). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page