top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

AMOLECER O CORAÇÃO



“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.” (Hebreus 3:7-8)

 O Espírito de Deus nos alerta para não cairmos em erro e desprezarmos a Palavra de Deus, porque poderemos pagar um preço muito alto. Quando estamos afastados do Senhor, o Espírito Santo sempre nos alerta para voltarmos a Ele, para nos rendermos aos pés do Senhor. Quando estamos em erro, em desobediências, o seu Espírito sempre nos mostra, nos constrange, para que abandonemos o erro e voltemos a Ele. Ou até mesmo quando não o conhecemos como deveríamos, o Senhor sempre faz com que percebamos que estamos errando. Mas às vezes permitimos que o mundo, que as pessoas, amigos, parentes nos conduzam de maneira errada. Mas o Senhor sempre está nos alertando, nos falando para que, quando ouvirmos a sua voz, não a desprezemos, para não endurecermos os nossos corações, não taparmos os nossos ouvidos para não ouvir, porque, quando tentarmos nos arrepender, poderá ser muito tarde. A Bíblia nos mostra o que aconteceu com os que endureceram os seus corações, nos mostra o fim daquele povo que o Senhor Deus, com mão poderosa, os tirou do Egito. Esse povo tinha a proteção, o cuidado do Senhor, e desprezou a sua Palavra, assim todos morreram no deserto, somente dois escaparam. “Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.” (Hebreus 3:9). Não existe lugar que possamos olhar e que não vejamos o Poder de Deus, assim não se pode negar a sua Criação e soberania. Mas, quando teimamos em negar a sua existência, ou quando não queremos reconhecer os seus cuidados e proteção para conosco, estamos, na verdade, buscando dores e sofrimentos, para não falarmos de morte, porque a Palavra de Deus é clara, ela diz que Deus não se deixa escarnecer, o que nós plantarmos com certeza colheremos. Deus não somente permitiu, mas Ele mesmo fez com que aquele povo ficasse rodando por quarenta anos no deserto, até que quase todos morressem. Isto por causa da dureza dos corações deles, assim, sabemos que o tempo do nosso deserto depende exclusivamente de nós. Se vamos atravessar o deserto ou se padeceremos nele, é responsabilidade nossa e de mais ninguém. Temos a opção de ouvirmos ou não o Espírito de Deus.

 “Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.” (Hebreus 3:10). Não podemos ser hipócritas e não reconhecermos que o Senhor não deixa que brinquemos com Ele, com a sua Palavra, que o desprezemos, pois todos os que assim procedem, de maneira consciente ou não, pagarão o preço definitivo, irão para o sofrimento, desonra e morte eterna. Isso acontece quando permitimos que os nossos corações se endureçam e não aceitamos a Palavra do Senhor, quando permitimos ser guiados pelo mundo, pelo que é aparente e recusamos viver segundo as diretrizes do Senhor. Não podemos fingir que temos um deus bonzinho e tolerante, que sempre vai nos entender e que Ele jamais vai nos destruir, porque ele é amor, porque não é essa a verdade. Deus é amor, e nos ama a tal ponto que enviou o seu Filho único para morrer em nosso lugar, mas todos os que não reconhecem esse sacrifício vão padecer por toda a eternidade. Por Ele ser amor, tudo faz por causa do seu Nome, e jamais alguém vai conseguir fazer com que despreze o seu próprio nome em prol de quem quer que seja. Assim temos que ter consciência de que o poder da morte e o poder da vida estão em nossas mãos. “Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.”(Hebreus 3:11-12). Deus jurou que os que têm o coração endurecido, os que não acatam a sua Palavra, os que desprezam os seus ensinamentos não herdarão a vida eterna. Assim como Ele tinha jurado que o povo que Ele tinha tirado da escravidão no Egito não entraria na terra prometida, e assim foi. O Senhor matou todos no deserto, deixando com vida somente os obedientes, os que o temiam: Josué e Calebe. Nem mesmo Moisés o Senhor permitiu que entrasse na terra prometida, pois somente mandou-lhe subir ao monte e ver toda a terra que tinha prometido. E ali mesmo no monte, depois de avistar a promessa de Deus, e mesmo clamando, o Senhor não o ouviu, mas o recolheu. Assim sabemos que para Deus não existe filho preferido, mas somente os que são filhos e os que são somente criaturas, feituras. E a diferença entre um e outro é somente a obediência e desobediência. Portanto, todos os que desprezarem a Palavra de Deus, os que endurecerem os corações para não a aceitar com certeza irão padecer, irão para a morte, porque foi o Senhor quem disse.

 “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.” (Hebreus 3:13-14). Assim é nosso dever, nossa obrigação sempre estar exortando todos para que permaneçam na presença do Senhor e jamais se desviem dela. E os que não o conhecem, os que ainda não estão em sua presença, que venham logo, antes que seja tarde demais. Não podemos permitir nenhum pensamento contrário, para que não nos afastemos do Senhor, e esse combate é diário e sempre. Não podemos pensar em deixar isto para depois, porque o momento é agora, o momento é este, porque seremos igreja de Cristo, seremos suas ovelhas, se vivermos segundo as suas ordenanças. Somente se o ouvirmos, se não endurecermos os nossos corações, teremos o amor de Cristo, mas Ele só fará diferença em nossas vidas se o aceitarmos, caso contrário Ele nos conduzirá à prisão eterna. “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” (Hebreus 3:15). Portanto, tendo esse exemplo, sabemos que devemos agir de maneira diferente, e não permitirmos o endurecimento dos nossos corações em relação ao Senhor. Devemos sempre ouvir o Espírito, sempre estar disponíveis para acatar as determinações de Cristo. Jesus não nos deixou sós, Ele foi para o Pai, mas deixou o Consolador, o Espírito para nos guiar, nos conduzir em toda a verdade. Assim, não podemos ser teimosos, ou resistentes à Palavra de Deus, pois Ele mesmo nos enviará para o sofrimento eterno. Não podemos crer que quem nos envia para a prisão é o diabo porque na verdade quem tem esse Poder é somente o Senhor, e a prisão é somente o lugar em que o Senhor enviará o diabo. Todo o Poder pertence ao Senhor, Ele que tudo decide. “Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.”(Hebreus 3:16). Josué e Calebe alcançaram a promessa, porque não se permitiram endurecer o coração, apesar de terem ficado quarenta anos no deserto . Eles passaram pelo deserto, mas todo o povo padeceu, morreu ali. Assim o Senhor nos ensina qual deve ser o nosso procedimento. Vida e morte estão diante de nós, a escolha é nossa: obediência ou desobediência. Crer ou não.” Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade.”(Hebreus 3:17-19). 

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

 Pr.Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page