top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

ABANDONANDO O PECADO



É esta a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra. (2 Coríntios 13.1)

Paulo avisa que, pela terceira vai ter com a igreja em Corinto; vai para investigar e confirmar as desobediências que estão ocorrendo. Vemos que por carta ele já avisa e previne, ou seja, mesmo à distância ele continuava a cuidar das ovelhas do Senhor, da igreja. Hoje vemos igrejas lotadas de pessoas em erros e pecados, em fornicação, adultério, roubo, imoralidade; homossexuais, viciados, ofensivos, e tudo o que é contrário a Palavra de Deus, e o responsável pelas ovelhas nada faz ou fala, simplesmente pregam uma misericórdia e um amor antibíblico.

“Já anteriormente o disse, e segunda vez o digo como quando estava presente; mas agora, estando ausente, o escrevo aos que antes pecaram e a todos os mais, que, se outra vez for não lhes perdoarei;” (2 Coríntios 13.2). A função do pastor, pregador, ou qual seja o nome dado ao responsável pela igreja, pelo rebanho, não é de tolerar pecados e erros, mas de condenar o pecado, e não aceitar ou permitir o desprezo da Palavra de Deus. E isso devemos pregar, exortar, admoestar sempre, mesmo que a igreja esvazie, e caso ocorra, será por não ter ovelhas, e sim bodes; se assim for, nada se perdeu. Não podemos nos preocupar em manter igrejas cheias, tampouco com dízimos e ofertas, devemos simplesmente cumprir a Palavra de Deus, pois prestaremos contas das almas, e se permitimos que fiquem e vivam no erro, além de irem para a morte, escandalizarão a igreja e outros seguem o mesmo caminho e por tal, também morrermos espiritualmente e iremos para a morte eterna. Devemos cuidar sempre das ovelhas, do povo, não somente falando em amor, mas, ensinando, pois a função do ministro, do sacerdote do Senhor é ensinar, guiar ao Caminho, assim sendo não pode haver tolerância com o pecado.

“Visto que buscais uma prova de Cristo que fala em mim, o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós.” (2 Coríntios 13.3). Como o povo já está acostumado às pregações mentirosas, ao engano, quando se depara com um verdadeiro servo de Deus que simplesmente ensina a Palavra, que corrige e não tem tolerância com pecados, passam a critica-lo e buscar nele erro e o acusa de não ser de Deus e nem de fazer Sua vontade. Gostam de dizer e afirmar que Deus é amor e por tal não obriga ninguém a abandonar os erros, os pecados, e que, quando Deus quiser os fará mudar, mas, não é isto que a Palavra diz, pois tudo podemos, temos livre arbítrio, o que não podemos é, estar na igreja do Senhor em pecado e nem herdar a vida eterna estando em desobediências.

“Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós.” (2 Coríntios 13.4). Somos fracos sim, pois ainda habitamos neste templo feito de barro, ainda estamos neste corpo de carne, ainda somos três (corpo alma e espírito), mas, no momento que despirmos deste corpo carnal, ou melhor, formos transformados, tudo será diferente, e até que isto aconteça, devemos ser obedientes e exigir obediência deste povo que se diz povo de Deus, ou caso contrário que assumam seus lugares de bodes, mas não em nossas igrejas.

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13.5). As pessoas devem se examinar à luz da Bíblia, da Palavra de Deus, se realmente estão vivendo de acordo com os preceitos do Senhor, se podem ter a tranqüilidade de afirmar que são realmente filhos e filhas de Deus obedientes, se tem a certeza que Jesus Cristo vive nelas, porque se tem duvidas ou sabem que não, então com certeza estão no reino das trevas e devem imediatamente se converter, pois poderão viver toda uma eternidade em sofrimento e morte eterna.

“Mas espero que entendereis que nós não somos reprovados.”(2 Coríntios 13.6). Se temos autoridade para falar tal coisa é porque vivemos nos examinado à luz da Palavra e não aceitamos nada que possa nos reprovar, e inclusive, lobos disfarçados de ovelhas.

“Ora, eu rogo a Deus que não façais mal algum, não para que sejamos achados aprovados, mas para que vós façais o bem, embora nós sejamos como reprovados.” (2 Coríntios 13.7).Mesmo que nos acusem, que tentem nos difamar dizendo que pregamos um evangelho duro, severo e radical, o fazemos para que muitos se salvem, se convertam e recebam o galardão do Senhor; a nossa preocupação é conduzir muitos a Cristo e também sermos conduzidos.

“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.” (2 Coríntios 13.8). Não existe argumentação que se sustente diante da verdade, e a Verdade tem nome, chama-se Jesus, e é o que pregamos, e o Seu Evangelho é da obediência, e fomos comissionados para prega-lo.

“Porque nos regozijamos de estar fracos, quando vós estais fortes; e o que desejamos é a vossa perfeição.” (2 Coríntios 13.9). Queremos ver pessoas fortes, convertidas e vencendo em nome de Jesus, queremos nos orgulhar do povo que serve ao Senhor, por serem fiéis à Palavra, a Deus.

“Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, estando presente, não use de rigor, segundo o poder que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição. Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco.” (2 Coríntios 13.10-11).

Leiam e pratiquem a Bíblia.

Que Deus os abençoe.

Um abraço.

Pastor Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page