top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva

A MISERICÓRDIA DO SENHOR



“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.” (Efésios 2:1-2)

 Por causa da nossa herança adâmica, todos nós estávamos mortos no pecado, estávamos separados do Senhor e não havia nada que pudéssemos fazer para mudar essa situação. Apesar dos sacrifícios, holocaustos diários oferecidos, nada podia nos unir ao Senhor, a não ser o sangue do seu Filho amado. Antes o domínio era do maligno e não havia como escapar da condenação eterna, porque o pecado entrou no mundo através de um só homem, que o passou para todos. Mas também pelo sangue de um só veio a liberdade, a salvação para todos os que o aceitam, e o nosso adversário não tem mais poder sobre os que se submetem a Jesus. O seu domínio é somente sobre os filhos da desobediência, daqueles que rejeitam os preceitos do Senhor. Porque todos têm a opção de escolher entre vida e morte, entre prisão e liberdade, salvação e condenação, e essa escolha se dá através da submissão ao Senhor ou ao mundo. A vontade da carne, que é usada pelo nosso inimigo, conduz à morte e ao afastamento total do Senhor, e todos os que não vivem segundo os preceitos de Deus e andam segundo o curso do mundo são servos do príncipe do mundo, que é o diabo. “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” (Efésios 2:3). Antes todos nós também vivíamos segundo a nossa vontade, segundo a nossa carne. Muitos ainda preferem viver assim a se submeter ao Senhor; entendem que devem buscar a felicidade a qualquer preço aqui, que têm o direito de ser felizes e fazer a sua vontade, que o Senhor não quer que sofram, ou passem por lutas. Acham que o mundo é uma fonte inesgotável de prazer e que a bênção de Deus é ser feliz. Essas pessoas não conhecem o Senhor, e, por mais que falem o seu nome, continuam sendo servas do príncipe deste mundo, e, se não se converterem rapidamente, irão padecer por toda uma eternidade. Antes também nós buscávamos fazer a vontade da carne, atender os nossos desejos, mas descobrimos que era engano, que a maneira correta de viver é seguindo o Evangelho de Jesus Cristo.

 “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”. (Efésios 2:4-5). Não tínhamos opção de salvação, não podíamos salvar a nós mesmos, mas pela misericórdia, pelo seu imenso amor, Deus nos resgatou, nos salvou, nos deu condições de termos vida Nele para todo o sempre. Através de Jesus conseguimos fugir da maldição da morte, se realmente optarmos pela vida. A misericórdia de Deus já se manifestou, e por ela somos livres; pela Graça, alcançamos vida, portanto não podemos confundir a Graça e a misericórdia com as nossas vontades e desejos, não podemos imaginar que seja uma autorização para pecar. Pela sua misericórdia podemos escolher a vida, mas isso não quer dizer que podemos continuar pecando e que seremos salvos. A sua misericórdia foi para nos dar vida, nos dar condições de aceitar ou não a vida; se a aceitarmos, nos submetemos a Ele. A rejeição dos seus preceitos automaticamente elimina a misericórdia das nossas vidas, pela nossa rejeição e desobediências. Não existe outra misericórdia além daquela que Ele nos deu, que é a vida. “E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.” (Efésios 2;6-7). Quando nos submetemos ao Senhor, quando vivemos segundo as suas ordenanças, já temos a vitória, e passamos a ser cidadãos e cidadãs do Reino. Viveremos com Jesus para sempre, desfrutando de todas as abundâncias, se concordarmos com Ele, se aceitarmos a sua morte sacrificial. Temos uma vida para desfrutar ao lado do Senhor, já conquistada pelo sangue de Jesus. Para que tenhamos essa garantia, basta nos submeter a Ele. Temos a escolha de viver de acordo com o mundo, com a vontade da carne, desfrutando dos prazeres mundanos, e depois padecer para toda a eternidade. Ou podemos viver segundo os preceitos do Senhor e desfrutarmos das abundâncias da vida eterna com Ele. Por tão grande amor para com todos nós quando pecadores, pela sua misericórdia, temos a vida, que recebemos sem a merecer, sem fazer nada que pudesse nos dar esse direito. A Graça, o Amor e a Misericórdia de Deus já se manifestaram, e a opção de desfrutar, aceitar é nossa, é individual.

 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8). Somos salvos, temos direito à salvação pela Graça, pelo favor imerecido de Deus. Essa Graça é dom de Deus, e ninguém pode se salvar, porque a salvação é a submissão e aceitação aos preceitos do Senhor. A salvação é amar o Senhor, e o amor reconhecido e aceito por Ele é a obediência a sua Palavra. Ninguém pode salvar ninguém, os pais não conseguem salvar filhos e nem o contrário, santos, santas, padroeiros, talismãs, boas obras, sacrifícios ou oferendas, anjos deuses, vários, nada conseguem, somente Jesus. Mas essa salvação, que já está disponível para todos, tem que ser aceita, e a aceitação é mais do que abrir a boca e dizer que a aceita. “Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:9-10). Não é sendo bonzinhos, ou com qualquer outra coisa que podemos nos salvar, somente com Jesus, e isso se dá pela aceitação e prática da sua Palavra. Somos feitos, criados à imagem e semelhança de Deus, portanto, somos obrigados a ter um comportamento adequado ao modelo. Sabemos sobre o Amor e Misericórdia do Senhor e temos que imitá-lo, temos que praticar os dois únicos mandamentos que Jesus mandou: amar a Deus de todo o coração, e acima de tudo e todos, e ao próximo como a nós mesmos. Pela obediência a esses dois preceitos, a salvação vem, temos que ser sábios, ter entendimento de que praticar as ordenanças do Senhor não é obra ou um fardo pesado que é responsável pela nossa salvação. Obediência aos seus preceitos é simplesmente demonstração de amor a Ele e aceitação dos seus cuidados, pois Ele não deseja que nos percamos no mundo. “Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.”(Efésios 2:11-12). Éramos pecadores, estávamos afastados do Senhor, e hoje podemos escolher fazer parte da família do povo de Deus, do Israel do Senhor. Estávamos perdidos, fomos achados, e podemos aceitar ser a igreja de Cristo, fazer parte do corpo de Jesus, pois por Ele, pelo seu sangue, fomos lavados, basta aceitar. Temos a escolha: vida ou morte, temos Jesus, que é vida, salvação, e o mundo que é do diabo e da perdição eterna. “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio”. (Efésios;13-14).

 Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

 Um abraço,

 Pr.Henrique Lino

 Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, homossexualismo, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição dia e noite para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. 

Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page