top of page
  • Foto do escritorPr. Henrique Lino da Silva



“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.” (Hebreus 11:1-2)

Fé é uma das palavras mais usadas no meio denominado cristão, e digo isto não só no meio evangélico como também católico, porque creio que pensam que, por afirmarem terem fé, eles a adquirirão. No meio evangélico as pessoas sempre estão dizendo que têm fé que conseguirão isto ou aquilo, mas observamos que são só palavras atiradas ao vento, porque fé é exatamente do que o versículo acima nos fala, porque, se temos fé, temos plena certeza, convicção de que o que esperamos ou desejamos acontecerá assim como imaginamos. Quem tem fé sabe que as coisas acontecerão assim como pensou e falou, e não titubeia, mas espera que possa acontecer, caso contrário, não é fé. Se temos certeza da nossa salvação, então sabemos que teremos vida por toda a eternidade no Senhor, portanto, nada fazemos que possa impedir a nossa união com o Senhor. Se tenho fé que serei curado, então eu, na verdade, já vivo a cura hoje, se tenho fé que irei trabalhar semana que vem, então já organizo as coisas hoje, porque sei que semana que vem estarei ocupado. Se tenho fé que vou pagar alguma dívida semana que vem, já me planejo para isto, porque sei que não devo mais. Temos vários exemplos do que é fé na Bíblia, portanto, devemos imitá-los, e não ficar somente repetindo que temos fé, mas não a colocamos em prática. “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela Palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.” (Hebreus 11:3). Não podemos falar que temos fé no Senhor, mas não compreendemos a Criação, porque pela fé sabemos como tudo foi criado, uma vez que temos fé na Palavra. Fé é crer totalmente na Palavra do Senhor, é crermos no Jesus da Bíblia e não questionarmos nada, sabendo que a Palavra pode ser usada para nos ajudar, socorrer, abençoar, nos dar vida, ou para nos destruir, nos matar, nos enviar para o sofrimento eterno. Se não acreditarmos que, se desobedecermos ao Senhor, iremos padecer, então não temos fé que Ele pode e vai nos abençoar, que já nos deu vida. Como podemos falar em religião sem falar em vida eterna, e como falaremos em vida eterna se não cremos em Jesus? Tudo o que existe, tudo o que vemos sabemos pela fé que foi feito criado pela Palavra do Senhor, portanto, devemos procurar viver segundo a nossa crença.

“Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.” (Hebreus 11:4). Temos que compreender que existem dois tipos de fé, um natural e outro espiritual, e sabemos que o primeiro é o que todos têm e já nascem com ela. É a fé de que no horário determinado vamos comer, que vamos vestir uma roupa e sabemos que ela não vai rasgar, ou que usamos uma condução qualquer para nos levar aonde pretendemos ir e sabemos que chegaremos lá. Ou que trabalhamos tendo fé que, ao final do mês, receberemos o nosso salário. Mas a fé espiritual é esperarmos, termos a certeza de que algo vai acontecer sem vermos o menor vislumbre, a menor sombra, mas sabemos que acontecerá. Fé espiritual é simplesmente crermos na Palavra do Senhor, sabendo que o que Ele disse pela sua Palavra acontecerá, mesmo que ninguém creia, mesmo que todos duvidem. Não importa o quão impossível possa parecer, mas sabemos que acontecerá e aguardamos, esperamos, porque cremos que quem nos falou é fiel para cumprir a sua Palavra, isto sim é fé. “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” (Hebreus 11:5). Foi por pura fé que Abel ofereceu o melhor a Deus, e foi por falta de fé que Caim ofereceu qualquer coisa, foi por falta de fé que ficou com raiva e matou o seu irmão. Foi pela fé que Enoque viveu segundo a Palavra de Deus e, no mundo perdido, viveu em santidade, e o Senhor o arrebatou em vida, não permitiu que ele passasse pela morte. Para quaisquer promessas do Senhor se cumprir em nossas vidas, é necessário que tenhamos fé, que realmente esperemos que tal coisa irá acontecer, caso contrário, somos somente mentirosos. “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é Galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Orarem

bottom of page