• Pr. Henrique Lino da Silva

É O SUMO SACERDOTE


“Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados; E possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados; pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.” (Hebreus 5:1-2)

          A função do sacerdote é interceder pelo povo, é oferecer sacrifícios pelo pecado do povo. Antigamente isso era feito oferecendo-se sangue de animais e animais mortos no altar; hoje seu oferecimento é clamando, intercedendo, pedindo perdão pelos pecados do povo, porque o sacerdote nada mais é do que uma pessoa, um homem chamado por Deus, escolhido pelo Senhor para ocupar esse cargo. Não são as pessoas que se fazem sacerdotes, ou decidem ser sacerdotes, esses que assim procedem são os falsos profetas, o anticristo. Como são pessoas normais escolhidas por Deus, o sacerdote conhece e vive também em toda fraqueza da carne como qualquer outra pessoa, mas ele luta, esmurra a sua carne constantemente para se manter firme em seu ministério, em seu sacerdócio, firme no Senhor. Exatamente por esse motivo ele tem condições de entender e compreender as fraquezas das pessoas e orientá-las de acordo com a Palavra de Deus, e também compadecer, uma vez que ele mesmo passa pelas mesmas tentações. Portanto, quando nos deparamos com sacerdotes que agem de maneira contrária à Palavra de Deus, entendemos e discernimos que não são os escolhidos, os chamados pelo Senhor para exercer esse ministério. O sacerdote é basicamente um ministro que age como mediador entre o homem e Deus. Na Bíblia existem inúmeras referências ao sacerdócio, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, o que acaba fazendo com que muita gente fique em dúvida sobre o que é um sacerdote e qual o seu significado. Assim sabemos que o sacerdote atual, na verdade, é o pastor, aquele que tem a função de interceder pelo povo, ensinar e guiar ao Sumo Sacerdote, que é Jesus Cristo. “E por esta causa deve ele, tanto pelo povo, como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.” (Hebreus 5:3-4). Todos os que de alguma forma se levantam como sacerdotes, como pastores sem serem chamados são os lobos, os hipócritas, os aproveitadores, os servos do diabo, e com certeza irão pagar um preço muito alto por não cuidarem do rebanho do Senhor.

    “Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer Sumo Sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei. Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.” (Hebreus 5:5-6). Temos como exemplo o nosso Sumo Sacerdote, que é Cristo. Ele também veio em carne, e na fraqueza do corpo humano venceu, e hoje é o Senhor dos Senhores e Sumo Sacerdote para sempre. Mas devemos observar que Cristo, sendo o Sumo Sacerdote, não se ensoberbeceu por ser Deus. Ele veio na humildade e padeceu por todos os nossos erros, por nossos pecados e ocupou o nosso lugar na cruz do Calvário. Assim, quando observamos pessoas chamadas por elas mesmas de pastores dizendo ser alguma coisa ou que têm poder, sabemos que não são os chamados pelo Senhor, eles são os anticristos que vieram para perturbar. Melquisedeque é aquele sacerdote que apareceu para receber os dízimos de Abraão e abençoá-lo após ele vir de uma batalha. Esse Melquisedeque não tem genealogia, porque na verdade ele prefigurava Cristo. Basta observar que a Bíblia não fala a qual tribo ele pertencia ou a qual família, somente fala que era um sacerdote do Senhor. Esse sacerdote que veio ao encontro de Abraão para abençoar foi exatamente como estava escrito, que em Abrão todas as famílias da terra seriam abençoadas Nele. “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; chamado por Deus Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.” (Hebreus 5:7-10). Jesus como nosso sacerdote, nos dias em que esteve em carne no nosso meio, oferecia intercessões, clamava por nós; quando sabia a que seria submetido, clamou por Ele mesmo, mas era obediente e assim foi até a morte, e morte de cruz. Nosso Sumo Sacerdote foi obediente ao Pai em tudo, por isso foi e é vencedor, e nós, para sermos vencedores Nele, devemos de igual maneira ser obedientes a Ele, e como sacerdotes oferecer sacrifícios pelo povo. Assim, sabemos que temos um Sumo Sacerdote a quem obedecer e seguir, pois somente desta maneira estaremos executando o papel, exercendo com fidelidade o ministério ao qual fomos chamados. “Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na Palavra da Justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.” (Hebreus 5:11-14).

Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.

Um abraço,

Pr. Henrique Lino

Se voce está passando por problemas na sua vida espiritual, familiar, profissional, sentimental, com filhos em situação de risco, envolvimento com drogas, ou em processo de separação, divorcio, traído(a) abandonado(a) entre em contato conosco.O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus está a sua disposição para aconselhamento, oração, e interseção e orientação, e cobertura espiritual. Visitem nosso site www.atalaiadedeus.com.br – O Ministério Atalaia do Evangelho de Deus tem como objetivo levar a Palavra de Deus. Trabalha voluntariamente com assistência as famílias, para restaurar casamentos e orientação espiritual a todo aquele que necessita de uma Palavra de cura, salvação e libertação. Esse Ministério tem obedecido ao chamado do Senhor, venha fazer parte desse trabalho com sua oração. 

0 visualização

©2020 por Ministério Atalaia do Evangelho de Deus.

Siga-nos nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram